terça-feira, 14 de abril de 2009

Cubismo


"Les demoiselles d'Avignon" (Pablo Picasso - 1907)

Estilo de pintura e colagem surgido em Paris, no início do século XX. Foi o primeiro grande movimento do século. Baseado no trabalho de Cézane, o cubismo rejeitava o tradicional ponto de vista único em favor de composições mais complexas, com vários planos. Em sua forma mais pura, os temas se restringiam às naturezas-mortas e as cores eram esmaecidas. Era o reconhecimento da arte africana e suas possibilidades para renovar a arte ocidental. Artistas: Picasso, Jorge Braque, Robert Delaunay.



Pablo Picasso na pintura e Guilhaume Apollinaire na literatura são os principais representantes do Cubismo, que nasce e se afirma na França entre 1907 e 1914.
Para compreendermos a essência dessa vanguarda, em sua proposta de fragmentação da realidade vamos ler trechos de um trabalho em que o autor se refere especificamente ao Cubismo pictórico e ao Cubismo literário.









"Por que não ser coerente e aceitar o fato de que nosso objetivo real é construir algo, em vez de copiar algo? Se pensarmos num objeto, digamos, um violino, ele não se apresenta ao olho da nossa mente tal como o vemos com os olhos do nosso corpo. Podemos pensar, e de fato pensamos em seus vários aspectos ao mesmo tempo. Alguns deles destacam-se com tanta clareza que sentimos poder tocá-los e manipulá-los. E, no entanto, essa estranha mistura de imagens representa mais o violino 'real' do que qualquer instântaneo ou pintura meticulosa poderia jamais conter."





“Nesse ambiente, poetas e pintores partilhavam um ideal comum de renovação artística: os poetas assimilando as técnicas pictóricas, os pintores se apoiando nas ideias filosóficas e poéticas. Isso concorreria para que o termo cubista, inicialmente aplicado à pintura, passasse também a designar um tipo de poesia em que a realidade era também fracionada e expressa através de planos superpostos e simultâneos. Mas é inegável que a pessoa que motivou a reunião da pintura e poesia sob uma mesma designação foi Apollinaire, em torno de cujas ideias os pintores desenvolveram as suas concepções de decomposição da realidade em figuras geométricas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário