O Expressionismo surge de um desdobramento do pós-impressionismo, recebendo influências de uma série de artistas pertencentes a este período, como o holandês Van Gogh e o norueguês Edvard Munch. Encontra ligações também com certas manifestações do art noveau e do simbolismo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFSBKjNA_GCFgwfueF0CgAiAJq4_tDSKUIrmWfII7kZNp2UewjbU1RzljEBaWWjW7BGUR4H1BYRWR7Aiazg9Y7QhgKN_8hl8dICB8N0_3cqY6xzEYsqhbMYjFkCn7nKj2cSfyHzgQ_ac50/s320/expressionismo01.jpg)
Como o interesse do movimento é projetar uma reflexão subjetiva, é comum o retrato de seres humanos solitários e sofredores, onde a intenção é de captar estados mentais, que podem ser vistos em vários quadros de personagens deformadas. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.
É a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão e à miséria humana.
É a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão e à miséria humana.
Caracteristícas Gerais na Pintura
Grandes manchas de cor intensas e contrastantes, aplicadas livremente sem respeito pelo real;
Temas pesados com fortes preocupações psicológicas (angústia, sofrimento, etc.);
Desenho simplificado;
Distorção intencional das imagens com o objectivo de obter expressividade;
Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.
O Grito![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwBiMQ8ccv4U98RJbe6GxWig8MQGcJD2FrfmB36QGYU2_wIT6y3XdU1c6FqcbDSk9INrAxMngCv47MnwbVUI0PhaRAhp4GV5b1a8QHK-pQlmCynXr9l1PTTRxNaMJLz_NRLslbAejyXbI9/s320/sem+t%C3%ADtulo.bmp)
Há um relato de voz naquela voz,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwBiMQ8ccv4U98RJbe6GxWig8MQGcJD2FrfmB36QGYU2_wIT6y3XdU1c6FqcbDSk9INrAxMngCv47MnwbVUI0PhaRAhp4GV5b1a8QHK-pQlmCynXr9l1PTTRxNaMJLz_NRLslbAejyXbI9/s320/sem+t%C3%ADtulo.bmp)
Há um relato de voz naquela voz,
tão retorcida voz, toda ela espanto.
O corpo que é voz tem um esgar
que deixa de ser corpo e é só voz.
Se munch se dissesse, rediria
a voz candente, noite de gravura,
que é gravura e voz que firma a tela.
Intensos tão meandros destes traços
que num itálico do grito a fala sente
o homem ser só grito, sem mais homem.
"A Angústia" (Edward Munch)
aparentemente o contrário do impressionismo. Surgiu no início do século XX com surpreendentes combinações de cores retratando experiências pessoais e angustiantes dos artistas. Artistas: na escultura Ernst Barlach e Kate Kollwitz e na pintura Edward Munch, Oskar Kokoshka.
hum até que não esta mal, parabens pelo trabalho, continui assim si esforçe nos estudos e seja uma baixinha por cima e nunca por baixo.
ResponderExcluir